Como acabar com o mofo e a umidade nas paredes?

Esta é uma pergunta que só aparece quando começamos a notar manchas de umidade e fungos nas paredes e tetos. Mas, quando isto acontece, já é tarde! É fácil encontrar dicas de como eliminar o mofo em paredes, pisos e tetos de quartos, salas, banheiros, varandas, sacadas e fachadas. Mas estas dicas, que, em sua grande maioria, envolvem a lavagem com produtos químicos, não passam de paliativos, que solucionam apenas por pouco tempo o problema.

Lembre-se sempre que produtos antimofo vendidos em supermercados podem realizar a limpeza do local e eliminar o mau cheiro, mas este resultado é temporário.

A solução é a impermeabilização.

Normalmente, as manchas estão diretamente relacionadas à umidade do local, e a causa certa do problema deve ser identificada a fim de que se aplique a solução mais adequada. A origem pode estar em problemas hidráulicos, em fissuras nas paredes, ou, até mesmo, na umidade do solo. Em edifícios ou casas, que normalmente possuem lajes expostas, caixas d’água e calhas, é necessária a execução de um trabalho de impermeabilização adequado e profissional.

Veja algumas orientações e alguns exemplos de tratamentos para a umidade.

Infiltração em lajes.

Causa: normalmente, o problema está relacionado a alguma falha nos sistemas de captação de água, seja por caimento inadequado ou também por fissuras.

Tratamento: aplicação de Tecryl-D3 junto ao estruturante Super Tela Tecryl.

Manchas em fachadas com tijolo aparente.

Causa: não somente o fato de as argamassas possuírem porosidade, mas também por serem constituídas de cimento, areia e água, permitindo, assim, a absorção de água. Os tijolos também acabam absorvendo a água pela exposição e por falta de proteção.

Tratamento: é preciso uma avaliação prévia dos tijolos e da argamassa. Se estes estiverem quebradiços ou descolando com facilidade, será necessária a substituição. Para a argamassa, recomendamos o uso do aditivo Tecryl 1, que, adicionado ao cimento, permite o bloqueio dos poros de forma simplificada e de fácil manipulação. Para o acabamento final, recomendamos a aplicação de Tecryl Hidro, que proporcionará uma intensiva proteção aos tijolos.

Manchas em paredes externas.

Causa: como estão expostas a todas as condições climáticas, além de serem suscetíveis ao aparecimento de manchas e bolores, também podem sofrer pequenas rachaduras.

Tratamento: no caso de rachaduras, indica-se, primeiramente, a aplicação do Tecryl Selacalha-Selatrinca, para garantir o reparo do problema. Em seguida, a parede deve receber uma pintura impermeável, no caso, com Tecryl Muros & Fachadas.

Para conhecer melhor toda a nossa linha de produtos, clique aqui!